Tratamento do eucalipto Amaru: Como é feito?
Tratar o eucalipto consiste em basicamente impregnar as peças de madeira de substâncias químicas que visem protegê-las da ação de fungos e insetos, aumentando sua vida útil. Quando se fala em madeira AMARU, o processo é ainda mais minucioso.
A preservação do AMARU é realizada com o emprego de avançada tecnologia florestal. A madeira é submetida a tratamento sob vácuo-pressão em autoclave, onde recebe uma substância chamada Arseniato de Cobre Cromatado – CCA – que aumenta sua vida útil, tornando-a totalmente imune à ação de fungos apodrecedores e insetos xilófagos, mesmo em contato direto com a água. Todo o processo de tratamento é feito dentro dos parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O tratamento é realizado em unidade industrial denominada Usina de Preservação de Madeira – UPM. A UPM é composta por autoclave (cilindro de tratamento), conjunto de moto-bombas, tanques, tubulações e instrumentos de controle de operação. Neste equipamento, a madeira é submetida a um vácuo inicial (retirada do ar e umidade das células da madeira), pressão (introdução do preservativo nas camadas permeáveis) e vácuo final (remoção do excesso de produto das superfícies das peças).
VEJA COMO O PROCESSO É FEITO NA MADEIRA AMARU: